top of page
Buscar
  • abroadteamofficial

Transporte público gratuito em Luxemburgo

Eu me lembro muito bem da primeira vez que peguei um transporte público na Europa. Eu cheguei no ponto de ônibus e fiquei torcendo para ele chegar logo.

Foi então que meu amigo me perguntou:

- Você não vai olhar o horário do ônibus?

E eu: - Como assim?

E ele:  - Ué, olha aqui, o ônibus vai chegar em 6 minutos. - e ele aponta para aquela tabela cheia de números. Eu demorei um pouco para entender o esquema de horários, mas quando eu finalmente entendi, foi como se eu tivesse diante de mim uma invenção que valia um prêmio Nobel. Fiquei emocionada com a tabela de horários.


Passei a vida toda indo para o ponto de ônibus refletindo se eu esperaria um minuto ou trinta. Quando eu era mais velha, até me lembro de ter a tabela de horários que o ônibus saia do terminal. Aí eu calculava que o ônibus então estaria no ponto perto da minha casa entre 20 ou 40 minutos.


Quando o ônibus chegava, eu pagava o cobrador, a catraca se abria, ou melhor, o cobrador girava a catraca, eu passava e me enfiava na muvuca.


E para comprar o bilhete do ônibus na máquina da Europa? Primeiro demorou para eu ver que tinha uma máquina de comprar bilhetes de ônibus e segundo, demorou para eu entender como comprar o bilhete e qual opção de bilhete: um, dois, bilhete para o dia, bilhete para a semana?


Depois de algum tempo e de já manjar a arte de comprar bilhetes de transporte público, Luxemburgo trouxe a grande novidade para seus cidadãos: transporte público gratuito.


Eu que virei mestre em comprar bilhetes, de um dia para o outro não precisei mais demonstrar ao povo europeu que eu era capaz de atuar bem nessa área.


No ano de 2020 eu não precisei mais planejar ir antes ao ponto de ônibus ou trem e comprar o bilhete mensal. A única coisa que era requisitada para mim era entrar no ônibus, trem ou tram (bonde) e me sentar.


A vida já era boa sabendo quando o ônibus ou trem chegaria. Agora ela é boa demais sabendo que parte do planejamento de usar transporte público, eu não preciso mais fazer.


Um dos aspectos que mais gosto de Luxemburgo é que eu tenho a sensação de que o governo tenta descomplicar nossas vidas. Bem, pelo menos às vezes.


Claro que “de graça” não significa que ninguém pagará. Os custos do transporte público serão arcados pelos pagadores  de impostos.


E por que Luxemburgo está fazendo isso? Tornando o transporte público gratuito? Principalmente para encorajar os residentes e frontaliers a usarem menos seus carros. Luxemburgo é o país europeu com mais carros por 1000 pessoas da Europa. O trânsito é constante. Frontaliers são os moradores dos países que fazem fronteira com Luxemburgo: Bélgica, França e Alemanha. Por causa dos trabalhadores desses países, Luxemburgo tem 30% a mais de pessoas durante a semana.


E tem funcionado? As pessoas deixaram seus carros em casa para usar o transporte público gratuito? Parece que não muita coisa mudou. A maioria das pessoas não tem conexões decentes ao transporte e ainda preferem seus carros. Os trajetos de transporte público são muito mais demorados que os de carro. Por exemplo, eu levo 1 hora de transporte público para chegar ao meu trabalho. O trajeto é assim: bicicleta até a estação de trem, trem, funicular, tram e ônibus. E levo 30 minutos de carro – porta a porta. Além disso, Luxemburgo é um dos países europeus com melhores salários e bons salários, fazem as pessoas comprarem mais… Carros!


Siga-nos no Instagram @abroadteam_




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post

@abroadteam_

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Abroad Team Official. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page